Connect with us

NOTICIAS

Sindsef/RO e Sinasefe reúnem-se com o Decipex para defender pautas cruciais dos ex-Territórios – Geral

Published

on

Com o objetivo de assegurar a defesa intransigente das demandas da categoria, o presidente do Sindsef/RO designou uma equipe especializada para representação e articulação nas mesas de negociação. Em ação conjunta, representantes do Sindsef/RO e do Sinasefe estiveram reunidos na quarta-feira, 17/06, na sede do Decipex (Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos), braço do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília.

A bancada sindical foi composta pela diretora Flávia Hiromi Takahashi – que atua na liderança de ambas as entidades (Sindsef/RO e Sinasefe) -, pelo coordenador geral do Sinasefe, Antonildo Pereira, e pelo plantonista José Luiz Papa. O amparo jurídico dos servidores foi conduzido pelos advogados Dr. Tiago Wagner, do Escritório Fonseca e Assis (parceiro estratégico do Sindsef/RO), e Dr. Valmir Floriano.

Pelo DECIPEX, participaram os diretores Marcos Aurélio e José Carlos, a assessora Eid, além das técnicas Kiria e Débora.

Confira o andamento e os resultados dos quatro pontos principais da pauta:

1. GDEXT: Regularização confirmada
A Gratificação de Desempenho do Plano de Classificação de Cargos dos ex-Territórios Federais (GDEXT) – direito salarial dos servidores transferidos para o quadro da União – havia sido retirada dos contracheques devido a um erro técnico do sistema.

Retorno oficial: A direção do DECIPEX informou na reunião que a falha já foi identificada e o pagamento da gratificação está devidamente regularizado.

2. Enquadramento de NA para NI
As entidades sindicais cobraram celeridade no processo de reenquadramento dos servidores dos ex-Territórios do Nível Auxiliar (NA) para o Nível Intermediário (NI). A urgência se deve à proximidade do período de defeso eleitoral, que impõe restrições legais a movimentações funcionais e reajustes.

A equipe técnica e os diretores do órgão receberam o pleito e estão cientes do prazo limite estipulado pela legislação.

3. Revisão da Progressão dos Professores Pioneiros
O DECIPEX esclareceu que a revisão da progressão funcional desta categoria está estritamente condicionada à existência de dotação orçamentária.

Para viabilizar o direito, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 01/26. A votação está prevista para esta quinta-feira, 18/06. Existe uma força-tarefa conjunta entre a Casa Civil e o DECIPEX para que, caso o projeto seja aprovado pelo legislativo, a sanção presidencial ocorra antes do início do defeso eleitoral.

4. Nova regulamentação para Avaliação de Desempenho
Outro ponto crítico discutido foi a aplicabilidade do Decreto nº 7.133/10. O governo reconheceu que o modelo atual de avaliação de desempenho não é operacionalizável quando aplicado à realidade e especificidades dos servidores dos ex-Territórios.

Como encaminhamento, o DECIPEX informou que o texto está sob revisão e a meta do ministério é publicar um decreto específico para atender essa ala do funcionalismo ainda este ano.

Palavra do Presidente

Ao avaliar as mobilizações e os resultados dos encontros na capital federal, o presidente do Sindsef/RO, Almir José, reforçou o compromisso da gestão e destacou a importância de manter a categoria mobilizada na busca por valorização e justiça social.

“Estamos trabalhando muito para transformar suor em vitórias. Sabemos que são muitas demandas, mas temos uma diretoria executiva atuante e qualificada para buscar defender nossos direitos. Só com a união organizada vamos conquistar muito, minhas amigas e meus amigos. Nosso trabalho árduo e nossa dedicação na construção desse maravilhoso estado têm que ser reconhecidos. Precisamos de representatividade no Congresso Nacional, e vamos buscar ser o representante de quem trabalha nesse estado. Juntos e organizados, somos mais fortes”, finalizou o presidente Almir José.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTICIAS

Acidente entre picape estrada e motocicleta deixa condutora ferida em Alta Floresta

Published

on

By

Acidente entre picape estrada e motocicleta deixa condutora ferida em Alta Floresta

Na manhã desta terça-feira, 26 de maio de 2026, um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Rua Santa Catarina com a Avenida Rio de Janeiro, em Alta Floresta D’Oeste, deixou três pessoas feridas mobilizando equipes da Polícia Militar e da Perícia Técnica.

No local, os policiais constataram que o condutor que trafegava pela Rua Santa Catarina conduzindo uma motocicleta Honda/XRE 300 Sahara , neste acidente outra motocicleta Honda CG T quando teria avançado a sinalização de parada obrigatória no cruzamento com a Avenida Rio de Janeiro.

Com isso, acabou colidindo contra a motocicleta Yamaha/Lander XTZ250, que seguia pela Avenida Rio de Janeiro sentido Avenida Rondônia.

Com a força do impacto, ambos os motociclistas sofreram escoriações e possíveis fraturas, sendo socorridos ao Hospital Municipal para atendimento médico.

Ainda conforme o registro policial, os veículos envolvidos atingiram uma terceira motocicleta, uma Honda/CG 160 Start, que estava parada no local.

O homem sofreu escoriações na mão e na perna direita.

Outra motocicleta, uma POP-100 vermelha e branca, também teria sido atingida durante a dinâmica do acidente. Entretanto, quando a guarnição chegou ao local, o veículo e o condutor já haviam deixado a área, impossibilitando a identificação e avaliação dos danos

A Polícia Militar realizou o isolamento e preservação do local até a chegada da equipe da Perícia Técnica responsável pelos levantamentos periciais que irão auxiliar na apuração das causas do acidente.

Após a conclusão dos trabalhos periciais, os veículos foram liberados aos familiares das vítimas.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Alta Floresta D’Oeste, onde serão adotadas as providências legais cabíveis.

Fonte: Florestanoticias.com

FonteVia: FLORESTA NOTICIAS

Continue Reading

NOTICIAS

PF apreende mais de 26 quilos de skunk em dois dias no aeroporto de Porto Velho – Polícia

Published

on

By

Mais de 26 kg de maconha do tipo skunk foram apreendidos pela Polícia Federal em duas ações realizadas no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, entre sábado (20) e domingo (21). Dois passageiros do Amazonas foram presos em flagrante.

A maior parte da droga estava distribuída em bagagens despachadas para voos domésticos que sairiam da capital rondoniense. As apreensões ocorreram durante fiscalizações de rotina realizadas pelos policiais federais.

O primeiro flagrante aconteceu na noite de sábado, quando os agentes encontraram aproximadamente 12 quilos de skunk em uma mala despachada. O passageiro, natural do Amazonas, embarcaria em um voo com origem em Porto Velho e destino a João Pessoa (PB). Ele foi preso no local.

Já no domingo, a Polícia Federal localizou outros 14 kg da mesma droga na bagagem de outro passageiro amazonense. Segundo a corporação, ele tentava embarcar em um voo que sairia de Porto Velho com destino a Guarulhos (SP).

Durante a abordagem, o homem apresentou um documento de identificação falso na tentativa de evitar a prisão. Ainda conforme a PF, ele resistiu à ação policial, sendo necessário o uso de força física para contê-lo e efetivar o flagrante.

Os dois presos deverão responder por tráfico interestadual de drogas. No segundo caso há ainda o crime de uso de documento falso e resistência.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading

NOTICIAS

Operação conjunta intercepta carro com 210 quilos de skunk em Rondônia; um foi preso

Published

on

By

Operação conjunta intercepta carro com 210 quilos de skunk em Rondônia; um foi preso

Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança

UMs ações integradas de segurança pública tem sido ampliadas em todas as regiões do estado em um trabalho realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança, inteligência policial e presença operacional, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade e contribuindo para a melhoria dos indicadores de segurança.

As operações são desenvolvidas de forma coordenada pelas instituições que compõem o sistema estadual de segurança pública, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes, ampliando a presença do estado em áreas urbanas, rurais e de fronteira. Em Porto Velho, as unidades operacionais realizaram 64 operações no período, reforçando o policiamento preventivo, ampliando a sensação de segurança da população e aumentando a capacidade de resposta das forças policiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os resultados obtidos são fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e dos investimentos realizados para aprimorar a atuação no estado. “A integração entre os órgãos, aliada ao uso de tecnologia e inteligência, tem contribuído para fortalecer as ações de segurança pública. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliar a proteção da população em todas as regiões.”

Na Capital, Porto Velho, as unidades operacionais realizaram 64 operações

Entre as principais iniciativas está a Operação “Dominus Divisa e Fronteira”, voltada ao combate ao crime organizado em áreas rurais, regiões de fronteira e invasões de terras. A Operação “Máximus” atua na repressão qualificada aos crimes praticados em áreas urbanas, enquanto a Operação “Iléia” concentra esforços no combate aos crimes ambientais por meio da atuação integrada de diversos órgãos estaduais.

A estratégia operacional também contempla a Operação “Visibilidade”, responsável por ampliar a presença das forças de segurança em locais de grande circulação de pessoas e veículos; a Operação “Reforço”, que fortalece o atendimento das ocorrências acionadas pelo telefone 190; e a Operação “Comércio Seguro”, destinada à prevenção de furtos, roubos e atos de vandalismo em áreas comerciais.

Outras ações importantes incluem a Operação “Sonus Off”, que intensifica a fiscalização contra a perturbação do sossego público, e a Operação “Fio Desencapado”, voltada ao combate ao furto de fios elétricos, cabos de telecomunicações e registros de água.

O secretário da Sesdec, Hélio Pachá, salientou que a integração entre os órgãos de segurança tem sido um dos pilares para os resultados obtidos no estado. “Cada operação é planejada com base em dados de inteligência e executada de forma integrada pelas forças de segurança. Essa atuação coordenada permite maior eficiência no combate à criminalidade, amplia a presença do estado nas áreas mais sensíveis e fortalece a proteção da população. O trabalho conjunto continua sendo uma das principais estratégias para manter os avanços conquistados em Rondônia.”

Além das operações regulares, Rondônia mantém forças-tarefas permanentes de combate ao crime organizado, como a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Vale do Jamari (FICCOVJ), estruturas que reúnem instituições estaduais e federais em ações coordenadas de inteligência, investigação e repressão qualificada.

As operações integram a política estadual de segurança pública, que prioriza a atuação preventiva, a integração institucional e o uso de tecnologia para ampliar a eficiência das ações e garantir mais segurança para a população rondoniense.

FonteVia: FLORESTA NOTICIAS

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.