Um venezuelano de 28 anos foi preso após invadir uma casa na rua Manoel Laurenino, na zona leste de Porto Velho, furtar fios elétricos e se esconder no forro do imóvel. Quando a Polícia Militar chegou ao local, ele tentou escapar pelos telhados, passou por imóveis vizinhos e acabou localizado nos fundos de uma casa abandonada, onde confessou o crime.
A dona informou que não reside mais no imóvel e descobriu a invasão ao chegar à casa. A porta de acesso havia sido arrombada. No quintal, ela encontrou uma bicicleta e uma mochila com diversos fios elétricos encostadas no portão pelo lado de dentro. Também percebeu que fios da residência haviam sido furtados e que vários objetos estavam danificados. Ao entrar, ouviu barulhos vindos do forro e acionou a polícia.
Durante as buscas, os policiais encontraram o criminoso escondido no forro da residência. Assim que percebeu a presença da guarnição, ele escapou pelo telhado, passou por diversos imóveis vizinhos e pulou quintais durante a tentativa de fuga. Em um desses locais, foi mordido por um cachorro.
As buscas continuaram até que o homem foi encontrado escondido nos fundos de uma residência abandonada, conhecida por servir de abrigo para pessoas em situação de rua. Ele se identificou como Alfredo A. S. V., confessou o furto e afirmou que havia pegado a bicicleta emprestada, que, segundo ele, também vive em situação de rua e permanece na casa abandonada.
Por causa das lesões apresentadas após a fuga, o preso foi levado para a policlínica Ana Adelaide. No atendimento, afirmou que o cachorro teria mordido apenas o tênis. Após exame de raio X, a equipe médica informou aos policiais que as lesões eram antigas e que não havia fratura.
Depois do atendimento médico, o homem foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes juntamente com os objetos apreendidos.
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo que autorizam a abertura de créditos adicionais para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO).
Somados, os projetos liberam R$ 11.835.735,93 para investimentos na estrutura do órgão e custeio do auxílio-alimentação dos servidores. O primeiro projeto, o PL 1422/20, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar por superávit financeiro de 2025, no valor de R$ 9.171.735,93. Os recursos serão destinados ao fortalecimento das atividades desenvolvidas pela Emater em todo o Estado.
Do total aprovado, R$ 8,1 milhões serão aplicados na aquisição de máquinas, veículos e equipamentos para ampliar a capacidade operacional da autarquia. O restante será destinado à compra de materiais de consumo para atividades de campo, contratação de serviços terceirizados, pagamento de diárias das equipes técnicas, distribuição de materiais e insumos agrícolas, execução de convênios federais, recursos vinculados específicos e despesas de manutenção administrativa relacionadas à aquisição de equipamentos.
Já o segundo projeto, PL 1464/2026, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar por anulação no valor de R$ 2.664.000,00, para recomposição da dotação orçamentária necessária ao pagamento do auxílio-alimentação dos servidores da Emater.
Segundo a justificativa do Poder Executivo, a suplementação tornou-se necessária após a atualização do valor do benefício prevista na legislação estadual. O governo informa ainda que os recursos têm origem na redução das despesas com pessoal registrada entre abril de 2025 e abril deste ano, permitindo o remanejamento orçamentário sem impacto negativo nas contas da autarquia.
Mais de 500 amantes da pesca esportiva participaram neste domingo (21) do campeonato de pesca realizado no Rio Branco, na Linha 122 Sul, Km 25, em Nova Brasilândia d’Oeste. Promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (ASPES), o evento reuniu 130 equipes e contou com o apoio do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Jean Oliveira (PRD), que destinou emenda parlamentar para a realização da competição.
Além do apoio do parlamentar, o campeonato contou com a parceria do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e da Prefeitura de Nova Brasilândia d’Oeste.
Trabalho em equipe e dedicação garantiram as melhores condições de deslocamento para o Km 25 da Linha 122 Sul (Foto: Assessoria Parlamentar)
Presente no evento, o deputado Jean Oliveira destacou que incentivar a pesca esportiva é fortalecer o turismo, a economia e proporcionar momentos de integração entre as famílias. “É gratificante participar de um evento que já se consolidou como uma referência para a pesca esportiva na região. Nosso mandato tem compromisso com iniciativas que geram desenvolvimento, movimentam a economia e valorizam as potencialidades de Rondônia. Parabenizo a Aspes pela organização e todos os participantes que fizeram desta edição um grande sucesso”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (Aspes), Claudemir Leite, agradeceu aos competidores, à equipe organizadora e ao deputado Jean Oliveira pelo apoio destinado ao campeonato. “Quero agradecer a cada participante, às 130 equipes que vieram prestigiar esse evento e à nossa equipe organizadora, que trabalhou para que tudo acontecesse da melhor forma. Também faço um agradecimento especial ao deputado Jean Oliveira, que acreditou em nosso projeto e destinou emenda parlamentar para a realização deste campeonato. Essa parceria foi fundamental para promovermos mais uma grande festa da pesca esportiva.
Agradeço também, em nome do secretário municipal de Obras de Nova Brasilândia d’Oeste, Reginaldo Gama, a toda a equipe da Secretaria de Obras, que, com dedicação e compromisso, realizou a manutenção da estrada, garantindo a trafegabilidade e proporcionando mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos que utilizam a via”, destacou.
O prefeito de Nova Brasilândia d’Oeste, Ginão, ressaltou a importância do evento para o município e para a região. “É um evento que fortalece o turismo, promove lazer às famílias e movimenta a economia local. Parabenizo a ASPES pela organização e agradeço ao deputado Jean Oliveira por mais esse apoio importante para nossa região”, disse o prefeito.
O vereador Professor Marcelo também destacou a dimensão do campeonato e a união das famílias em torno da pesca esportiva. “É uma satisfação ver centenas de pessoas participando deste grande evento. A pesca esportiva é uma atividade que promove integração, turismo e desenvolvimento. Parabéns aos organizadores e ao deputado Jean Oliveira pelo incentivo a esse importante campeonato”, afirmou.
Incentivar a pesca esportiva é fortalecer o turismo, a economia e proporcionar integração entre as famílias, destaca o parlamentar (Foto: Assessoria Parlamentar)
O assessor parlamentar do deputado Jean Oliveira, Anderson Argentino, ressaltou o compromisso do parlamentar com os municípios e com as ações que valorizam o potencial turístico de Rondônia. “Esse é mais um investimento que demonstra o compromisso do deputado Jean Oliveira com os municípios e com iniciativas que fortalecem a economia e o turismo regional. É uma alegria participar deste evento e ver tantas famílias reunidas em um ambiente de confraternização e respeito à natureza. Agradeço o apoio dos meus amigos e assessores parlamentares Cido Brasil e Geciel “Gê””, destacou.
EQUIPES VENCEDORAS
A equipe Família Farias conquistou o primeiro lugar ao capturar um pintado de 59 centímetros. A segunda colocação ficou com a equipe Lucas Cardoso, com um pintado de 57 centímetros. Já o terceiro lugar foi para a equipe Deuço, com um pintado de 53 centímetros.
Completaram o ranking dos dez primeiros colocados as equipes Vanderlei Ribeiro, com um pintado de 48 centímetros; Renan, com um piau de 43 centímetros; Cleiton, com um piau de 41 centímetros, capturado às 10h21; Souza, com um piau de 41 centímetros, pescado às 11h49; Luiz, também com um piau de 41 centímetros, às 11h53; Vaneci, com um exemplar de 41 centímetros, às 12h50; e Daniel, com um piau de 41 centímetros, fisgado às 13h28.
Consolidado como um dos principais eventos da pesca esportiva da região, o campeonato promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (ASPES) reuniu competidores de diversos municípios e reforçou o potencial turístico do Rio Branco, fortalecendo a economia local e incentivando a preservação das riquezas naturais de Rondônia.
A Polícia Militar de Rondônia realiza o 2º Encontro de Patrulhamento Tático Motorizado, promovido pelo Comando Regional de Policiamento I (CRP I), com abertura no dia 24 de junho de 2026 e encerramento no dia 27 de junho de 2026, em Porto Velho, Rondônia.
A abertura do evento ocorrerá no dia 24, às 8 horas, na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rondônia, R. Paulo Leal, 1232-1300 – Nossa Sra. das Graças, Porto Velho – RO, 76804-128.
Para o governador de Rondônia, coronel PM RR Marcos Rocha, o evento se reveste de maior importância para troca de conhecimentos táticos e pronta ação de policiais militares no policiamento diário especializado.
”Muito além de um evento técnico, o encontro representa um espaço de construção institucional, voltado ao fortalecimento da identidade operacional das tropas especializadas, à valorização profissional e à difusão de boas práticas no contexto da segurança pública”.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel PM Glauber Souto, a iniciativa contribui diretamente para o incremento da eficiência das ações policiais, fomentando a integração entre unidades, o compartilhamento de conhecimentos e a evolução contínua das técnicas empregadas no policiamento ostensivo.
Segundo o coordenador do evento, tenente-coronel PM Wilton Amorim, Comandante Regional de Policiamento I, o 2º Encontro de Patrulhamento Tático Motorizado da Polícia Militar do Estado de Rondônia constitui-se como um evento técnico-operacional, institucional e estratégico de elevada relevância para o fortalecimento da atividade policial no âmbito estadual.
O evento contará, ainda, com a participação de palestrantes de elevado conhecimento e reconhecida experiência na área do patrulhamento tático e do enfrentamento ao crime organizado, proporcionando aos participantes acesso a conteúdos atualizados, estudos de caso, doutrinas consolidadas e práticas operacionais de alto nível, contribuindo significativamente para o aprimoramento técnico-profissional dos policiais militares envolvidos.
Participam do encontro, as unidades de patrulhamento tático motorizado da Polícia Militar do Estado de Rondônia, além de policiais militares de unidades especializadas coirmãs dos seguintes estados:
Região Norte: PMAM, PMPA, PMAP, PMAC, PMRO e PMTO;
Região Nordeste: PMRN, PMPI, PMAL e PMPE;
Região Centro-Oeste: PMMT;
Região Sudeste: PMES.
Também participarão profissionais da segurança pública, incluindo integrantes de forças policiais, instituições de justiça e órgãos de apoio à atividade de segurança.
O público estimado é de 240 participantes, entre instrutores, especialistas e operadores com atuação nas áreas de patrulhamento tático e enfrentamento ao crime organizado.
A palestra de abertura terá como tema “Criação e Implantação do Programa Aliança pela Vida” e será ministrada pelo coronel PM Robinson Brancalhão, Coordenador de Planejamento Operacional da PMRO.
Cookies necessários ativam recursos essenciais do site como logins seguros e ajustes de preferências de consentimento. Eles não armazenam dados pessoais.
Nenhum
►
Cookies funcionais suportam recursos como compartilhamento de conteúdo em redes sociais, coleta de feedback e ativação de ferramentas de terceiros.
Nenhum
►
Cookies analíticos rastreiam interações dos visitantes, fornecendo insights sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição e fontes de tráfego.
Nenhum
►
Cookies de publicidade entregam anúncios personalizados baseados em suas visitas anteriores e analisam a eficácia das campanhas publicitárias.
Nenhum
►
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificar, junto com os provedores de cookies individuais.