Connect with us

NOTICIAS

Justiça proíbe Vibra Energia de trafegar com excesso de carga nas rodovias de Rondônia – Cidades

Published

on

A Justiça Federal acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e proibiu a distribuidora de combustíveis Vibra Energia S.A. (antiga BR Distribuidora, ex-subsidiária da Petrobras) de dar saída a mercadorias e veículos de carga com excesso de peso. A proibição é válida para as saídas de seus estabelecimentos comerciais ou de transportadoras contratadas que estejam em desacordo com a legislação de trânsito. A pena por descumprimento da decisão judicial é de R$ 10 mil por dia.

Também foi determinado que, em 15 dias, o MPF anexe ao processo judicial seu inquérito civil, no qual constam 52 autuações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) relativas a infrações cometidas pela Vibra Energia. Após isso, a distribuidora terá 45 dias para prestar esclarecimentos sobre cada uma das autuações.

Depois dessas providências, a Justiça Federal decidirá sobre outros três pedidos da ação civil pública movida pelo MPF: 1) multa administrativa para cada uma das operações de transporte com excesso de peso; 2) indenização por danos materiais no asfalto das rodovias, no valor de R$ 22,5 milhões; e 3) indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 29,4 milhões.

O MPF acionou a Justiça para impedir a prática de transporte de cargas com excesso de peso em rodovias federais e evitar danos ao patrimônio público, risco à segurança dos usuários das vias e prejuízos materiais e morais à coletividade. Antes de ajuizar a ação, o órgão tentou firmar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a empresa, mas a proposta foi recusada. Durante o andamento do processo judicial, o Juízo realizou uma audiência de conciliação, mas também não houve acordo. Ainda cabe recurso contra a decisão.

Ação civil pública nº 1006935-19.2025.4.01.4100

Consulta processual

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTICIAS

Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B – Geral

Published

on

By

Para concluir o processo de primeira habilitação nas categorias A e B e receber a Permissão para Dirigir (PPD), os candidatos precisam apresentar resultado negativo em exame toxicológico. A medida foi estabelecida pela Lei nº 15.153, de 2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para atender à determinação legal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou adequações em seus sistemas, criando uma etapa específica para verificação do exame antes da emissão da PPD. A iniciativa garante o cumprimento da legislação e a regularidade dos processos de habilitação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a medida fortalece as ações voltadas à preservação da vida e à formação de condutores mais conscientes. “A aplicação da legislação contribui para a formação de condutores mais responsáveis e reforça o compromisso com a proteção da vida,” pontuou.

COMO FUNCIONA A NOVA REGRA

O candidato deverá realizar o exame em laboratório credenciado. Após a coleta e análise, o resultado será vinculado automaticamente ao processo de habilitação, permitindo o andamento das demais etapas até a emissão da Permissão para Dirigir.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha a autarquia adotou as providências necessárias para garantir a aplicação da lei em todo o estado. “Assim que recebemos as orientações técnicas para implementação da medida, nossas equipes iniciaram os ajustes necessários nos sistemas. O objetivo é assegurar que os processos ocorram de forma regular, transparente e em conformidade com a legislação.”

A diretora técnica de habilitação, Aline Lima explicou que o procedimento já está incorporado ao sistema da autarquia. “O Detran-RO já promoveu todas as adequações necessárias. O exame toxicológico passa a ser um requisito obrigatório antes da emissão da Permissão para Dirigir e a verificação do resultado ocorre de forma integrada ao processo de primeira habilitação.”

Além das adequações tecnológicas o Detran-RO também está orientando servidores, centros de formação de condutores e clínicas credenciadas sobre os novos procedimentos. A ação busca ampliar a divulgação da medida e garantir que os candidatos tenham acesso às informações necessárias para cumprir a nova etapa do processo de habilitação.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading

NOTICIAS

Golaço de Ofertas Gazin: Economia, Qualidade e Facilidade para Você!

Published

on

By

Sua casa é um dos seus maiores patrimônios e merece estar protegida. Com o Seguro Residencial Gazin, você garante mais segurança, tranquilidade e praticidade para toda a família durante 12 meses, contando com cobertura para diversas situações do dia a dia e assistência especializada sempre que precisar.

Além da proteção para o imóvel e seus bens, o seguro oferece assistência básica com serviços de chaveiro, encanador e eletricista, proporcionando apoio rápido e eficiente em emergências domésticas. Disponível para casas e apartamentos habituais em qualquer localidade, o plano foi pensado para trazer mais comodidade e segurança para sua rotina.

Entre os benefícios, destacam-se a ampla cobertura, atendimento ágil em situações emergenciais e a tranquilidade de saber que seu patrimônio está protegido contra ocorrências como incêndio, raios, roubo ou furto, danos elétricos e quebra de vidros.

E tem mais: ao contratar o Seguro Residencial Gazin, você participa mensalmente de sorteios de R$ 25.000,00, com dois números da sorte, aumentando ainda mais as vantagens de estar protegido.

Com o Seguro Residencial Gazin, você vive com mais segurança todos os dias, sabendo que seu lar e sua família contam com a proteção e o cuidado que merecem.

Mais proteção. Mais tranquilidade. Seu lar protegido, você tranquilo.

15

Fonte: Via: florestanoticias

Continue Reading

NOTICIAS

📢 Doce Mel Embalagens está contratando Aprendiz!

Published

on

By

Alta Floresta D’Oeste, RO – O município de Alta Floresta D’Oeste celebra nesta quarta-feira, dia 17 de junho, o seu aniversário de 44 anos de emancipação política.

Em comemoração à data histórica, haverá feriado em todo o território municipal.

A folga oficial está respaldada pela Lei Municipal nº 57/1989, que instituiu o dia 17 de junho como feriado em homenagem à fundação e à trajetória da cidade.

A data representa um momento de celebração para a população local.

De acordo com o comunicado oficial divulgado pelas autoridades, o aniversário é uma oportunidade para celebrar as conquistas alcançadas ao longo de mais de quatro décadas, enaltecendo a força de sua gente e reforçando o compromisso com o futuro e o desenvolvimento de uma cidade cada vez melhor para todos os seus habitantes.

Com o slogan oficial “Alta Floresta D’Oeste, nossa casa, nosso orgulho!”, o município reforça o sentimento de pertencimento e a identidade de sua comunidade nesta marcante celebração de 44 anos.

Fonte: Florestanoticias.com

Fonte: Via: florestanoticias

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.